Introdução

  
  A localização e/ou o mapeamento automático de pessoas e de objectos  com o suporte de novas tecnologias são, na actualidade, importantes e, em diferentes circunstâncias, até essenciais. Vários sistemas, permitem ao utilizador controlar, gerir, detectar e prever situações que, normalmente, poderiam não ser observadas e dificilmente seriam objecto de monitorização. Esta tecnologia, face aos resultados positivos alcançados, é actualmente utilizada em múltiplas situações a exemplo das competições de Futebol Robótico, principalmente na denominada divisão dos robots mais pequenos (Small Size League) com a designação «5dpo».        
  Normalmente no Futebol Robótico são utilizados sensores, câmaras e outro tipo de hardware  normalmente implementados no corpo do robot, para permitir obter a localização em tempo real.  
  Baseado nestas técnicas já utilizadas, um dos próximos passos poderá passar por projectar esta tecnologia em actividades da sociedade civil, nomeadamente em actividades desportivas. 
  Como é sabido, nestas actividades a coerência e a concentração das equipas de arbitragem são postas constante e sucessivamente em causa, permitindo com esta tecnologia, muito possivelmente, obter um contributo viável e válido para aumentar a objectividade das decisões, ajudando a actividade desportiva a manter-se credível assente em juízos imparciais. Numa fase posterior a este projecto, com estudo e investigação mais aprofundados neste âmbito, será possível fornecer a praticantes, treinadores, educadores, investigadores, decisores ou adeptos desportivos, entre os grupos mais relevantes, informações complementares e soluções suficientemente testadas. Será também relevante dizer que esta tecnologia poderá ainda ser utilizada em diferentes processos industriais ou no controlo do tráfego. 
  Neste projecto serão utilizadas câmeras portáteis, por serem não intrusivas aos sistemas, sendo as imagens obtidas utilizadas para localizar diversos pontos nos campos desportivos.